Qualidade e preços mais competitivos fazem das Marcas Próprias uma excelente alternativa para consumidores, fornecedores e varejistas em tempos de crise

São em períodos inflacionários, nos quais muitos países se encontram atualmente, que a população vê o bolso apertar. Com o orçamento familiar cada vez mais restrito, é preciso encontrar alternativas no consumo do dia a dia. É nesse cenário que as Marcas Próprias ganham força, tornando-se uma opção mais econômica para contornar as consequências da crise.
E esse movimento, inclusive, já começa a dar as caras no Brasil. Dados da NielsenIQ revelam que produtos de Marca Própria estão presentes em 34% dos lares brasileiros e que, no supermercado, representam ao menos sete itens no carrinho de compras.
Nos Estados Unidos e na Europa, esses números são ainda mais robustos. Segundo matéria do site de notícias BNN Bloomberg, consumidores ingleses estão cada vez mais optando por Marcas Próprias ao passo que a inflação atinge o país. Famílias britânicas podem economizar até £542 por ano ao trocar marcas famosas por produtos exclusivos, quando comparados os descontos de quatro grandes supermercados da Grã-Bretanha.
A disponibilidade de produtos exclusivos é uma excelente armadura contra a inflação. Além de serem de 15 a 20% mais baratos do que as marcas tradicionais, a ampla variedade nas gôndolas aumenta a percepção de valor do consumidor. Isso porque, mesmo em momentos de crise, eles têm amplo sortimento de produtos de qualidade a um preço mais acessível.
“A Marca Própria ajuda na rentabilidade da marca, e permite oferecer uma oferta de preço competitivo, fazendo com que o consumidor sempre volte.”
Roberto Butragueño, Diretor de Varejo da NielsenIQ
Oportunidades para a Marca Própria conquistar o mercado brasileiro
Mas os benefícios das Marcas Próprias em épocas de inflação vão além da ajuda no bolso dos consumidores. Em entrevista à CNN, Roberto Butragueño, Diretor de Varejo da NielsenIQ, conta que produtos exclusivos são um componente que contribui muito no crescimento a médio e longo prazo do varejista. “A Marca Própria ajuda na rentabilidade da marca, e permite oferecer uma oferta de preço competitivo, fazendo com que o consumidor sempre volte.”
Quando o assunto é indústria, fornecedores também podem contar com as vantagens da Marca Própria. Isso porque, a considerar o tamanho e a representatividade de grandes varejistas, produtos exclusivos garantem negócios bastante representativos. “Para um fabricante pequeno ou mediano no Brasil é muito difícil ganhar a escala se não desta forma. A parceria garante um crescimento sustentável”, afirmou Butragueño.
Outra oportunidade para o segmento em tempos inflacionários é que, embora o brasileiro seja “marquista”, ou seja, dificilmente troca sua marca preferida por uma marca de supermercado, a crise econômica tem transformado essa limitação comportamental. Mesmo que por necessidade, o consumidor já começa a voltar sua atenção para os produtos exclusivos.
Segundo o diretor de varejo da NielsenIQ, se os varejistas ofertarem produtos de qualidade, com bom preço e de maneira consistente, esse é o cenário ideal para fidelizar os clientes e massificar os produtos exclusivos no Brasil.
Leia mais: Consumo pós-pandemia: marcas próprias ganham espaço na despensa dos europeus
Aqui na Amicci, te ajudamos a trabalhar essa estratégia por meio das Marcas Próprias. Dispomos de um Marketplace único, em que é possível acessar os melhores fornecedores do mercado e gerir seus projetos de forma prática e otimizada.
