A importância da embalagem no sucesso das Marcas Próprias

Embalagens atrativas e inovadoras têm o papel de chamar a atenção do consumidor e de criar valor à marca

Mulher escolhendo produto da gôndola, olhando a embalagem

Quem nunca julgou um livro pela capa que atire a primeira pedra. Indo na contramão da crença popular de que o conteúdo é o único fator que importa, é inegável dizer que o ser humano é, sim, atraído pela imagem. 

E quando falamos em mercado de consumo, isso é ainda mais evidente. Não à toa vemos inúmeras empresas investindo em embalagens cada vez mais inovadoras e atrativas com o intuito de captar a atenção do consumidor.

Neste artigo, te mostramos a importância da embalagem no sucesso das Marcas Próprias e os seus principais valores ao consumidor.

Continue a leitura e confira! 

A embalagem como percepção de marca

Além da função primária em transportar e proteger os ingredientes, a embalagem desempenha um papel fundamental no ponto de venda. “Ela é a percepção que as pessoas formam sobre a marca”, afirmou Fábio Mestriner, designer, autor de livros e professor, durante palestra na Private Label Brazil 2022. “A embalagem é percebida como um valor, contribuindo para o bom desempenho do produto.”

A grande virada de chave, segundo ele, é entender a linguagem de cada categoria. É isso que fará a marca se tornar competitiva na gôndola. Quanto à inovação, Fábio conta que apresentar apenas uma novidade ao mercado não é suficiente. “É necessário que a inovação esteja acompanhada de um valor percebido pelo consumidor, que aceitará pagar mais pelo produto.”

Mas, afinal, o que são esses valores? O especialista afirma que, na embalagem, valores são os benefícios oferecidos ao consumidor. Estética, conveniência, praticidade, diferenciação e segmentação clara são alguns deles.

Fábio Mestriner palestrou na Private Label 2022 sobre tendências e inovações nas embalagens | Foto: Arquivo BMComm

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Transformando empresas por meio do design

Para exemplificar a importância da embalagem no sucesso das marcas, Fábio conta da parceria que realizou com o Sebrae quando foi presidente da Abre (Associação Brasileira de Embalagem), em 2006. 

Na ocasião, o convênio tinha como objetivo viabilizar o design de embalagem a pequenas empresas atendidas pela organização. “Foram mais de 500 projetos desenvolvidos e que mudaram a vida das pessoas”, disse. 

Ele afirma ainda que, de acordo com o relatório da Auditoria, entre os projetos lançados no primeiro ano, o aumento médio nas vendas com o novo design foi de 101,19%. “A boa embalagem aumenta a autoestima da empresa, que percebe que pode ser muito maior do que já é.”

Leia também: Design de embalagem: sua principal aliada no ponto de venda

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